Está familiarizado com a regra 80/20, conhecida como a Regra de Pareto?

Vilfredo Pareto, um economista italiano do século 19, foi indigitado pelo Rei de Itália para determinar a distribuição da riqueza em Itália.

Pareto determino, pela sua análise, que 20% da população italiana controlava 80% da riqueza dos país. Igualmente, 20% da riqueza do país era controlada por 80% da população.

Esta análise pode ser aplicada a muitas facetas quer dos negócios quer da vida. Mas cuidado, esta fórmula nem sempre é aplicável.

Eis como a regra 80/20 funciona:

* 80% do tempo apenas veste 20% da sua roupa. Isso representa muitas camisas que nunca são usadas...

* 80% dos seus lucros vem de 20% dos seus clientes. Consulte a sua contabilidade, ficará surpreendido ao constatar a verdade. Talvez seja tempo de tentar arranjar mais clientes com as características desses 20%.

* 80% do tempo conduz nas mesmas 20% das estradas.


Mas eis onde a regra dos 80/20 frequentemente falha por pouco:

* 80% do seu sucesso vem de 20% dos seus esforços. Pequenos esforços podem trazer enormes resultados, mas é da combinação de tudo que vem o sucesso.

* 80% do seu lucro vem de 20% dos seus clientes. Enquanto a primeira parte depende da sua base de clientes, os seus lucros são dependentes dos seus gastos. Você tem a chance de transformar todos os seus clientes numa fonte de rendimento, ou "despedir" os que não lhe trazem benefícios.

* 80% dos seus colegas trabalham 20% do tempo.
Caso esta situação aconteça, o único culpado é... você mesmo. A ineficiencia no "staff" é resultado de um sistema fraco ou de uma liderança fraca.

0 comentários